Atividades produtivas insustentáveis e realizadas de forma irresponsável são as principais causas do desaparecimento da biodiversidade no mundo, o que deve comprometer gravemente a produção de alimentos do setor agrícola futuramente.
Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) constatou a gravidade da má conservação da biodiversidade e de um sistema produtivo insustentável para a alimentação e a agricultura.
A pesquisa conclui que a expansão insustentável de práticas produtivas associadas a espécies que apoiam os sistemas alimentares agrava a dependência do ser humano a plantas e animais para se alimentar, enquanto simultaneamente esgota os recursos naturais utilizados nessas cadeias de produção, podendo gerar também a extinção de outras espécies.
A perda da biodiversidade para alimentos e agricultura está associada a mudanças no uso e manejo da terra e da água, seguidas pela poluição, exploração excessiva, mudanças climáticas, crescimento populacional e urbanização.
Pesquisas alarmantes como essa só comprovam a necessidade de maior investimento em planejamentos e consultorias ambientais antes de qualquer tipo de atividade produtiva que afete direta ou indiretamente áreas ambientais. Estudos de viabilidade e licenciamento ligados a órgãos ambientais competentes garantem maior preservação da biodiversidade e do espaço ambiental.
Fonte: https://nacoesunidas.org