Os líderes do G20 e políticos convidados começaram na última sexta-feira (28), na cidade de Osaka, no Japão, uma cúpula de dois dias que deve promover um debate ambiental, e analisará temas relacionados aos novos desafios econômicos globais.
Os debates começaram com uma primeira reunião sobre a economia digital, que será seguida pela primeira sessão das discussões formais dos líderes reunidos em um centro de convenções na Baía de Osaka.
Críticas internacionais às políticas ambientais brasileiras marcaram a chegada do presidente brasileiro ao Japão. Bolsonaro respondeu que “alemães têm muito a aprender com o Brasil” sobre preservação após a chanceler alemã, Angela Merkel, dizer que queria ter, com ele, uma “clara conversa sobre desmatamento”.
Emmanuel Macron também abordou o assunto, cobrando que o Brasil permaneça no Acordo de Paris, que já foi criticado por seu presidente. Em seu encontro com o francês, contudo, Bolsonaro sinalizou que o Brasil segue no acordo climático e convidou Macron a visitar a Amazônia.